Páginas

terça-feira, março 31, 2009

Parabéns pelo 120º aniversário!!!


La Tour Eiffel

Hoje completam-se 120 anos sobre a inauguração da torre Eiffel. O evento foi o ponto alto da Exposição Universal de Paris de 1889, data em que se comemorava o centenário da Revolução Francesa.
Este aniversário faz-me lembrar o belíssimo livro de José Rodrigues dos Santos que, mais uma vez, aconselho a ler. Em “A filha do capitão”, a referência à inauguração da torre e a visita de uma família francesa a Paris, para assistir à festa da comemoração do 1º aniversário da “Tour Eiffel”, são momentos de boa leitura, pelo prazer de ler uma descrição perfeita do acontecimento e também, poder ver e sonhar.
Forte como ferro mas delicada como renda, a Torre Eiffel é o símbolo romântico de Paris. Um facto interessante é que seu design foi primeiramente desprezado pelos artistas e escritores da cidade, que protestaram contra a construção da torre em 1889 na Universal Exposition, feira internacional que comemorava o 100º aniversário da Revolução Francesa. A beleza, a originalidade e a magia da engenharia da torre ganharam, entretanto, elogios e carinho por todos os lados, bem como lugares nas pinturas de artistas como Pissarro e Utrillo.
Os desenhos de Eiffel eram tão precisos, fornecendo detalhes para mais de 18 mil peças de metal, que a torre foi erguida em pouco mais de dois anos. A impressionante quantidade de 2,5 milhões de rebites une as peças e a torre pesa 7.300 toneladas. A torre é repintada de sete em sete anos, e esse trabalho exige 50 toneladas de tinta.

Sem comentários: