Páginas

segunda-feira, abril 06, 2009

Doçura e Bondade

Há entre vós, meus filhos, índoles violentas, que não sabem dominar-se, e que se deixam arrastar pelas primeiras impressões. É um grande defeito, e urge emendá-lo: conduz a desavenças e à prática de acções cujo arrependimento chega tarde. Citar-vos-ei dois casos, de que fui testemunha.

Um rapaz, sacudido violentamente na rua por um homem que vinha diante dele, volta-se e dá-lhe uma bofetada.
— Oh! Senhor! — exclamou o outro — Mal sabe o remorso que vai ter! Bateu num cego!


Um homem ainda novo montado num burro, atravessava uma aldeia, e uns camponeses grosseiros começaram a apupá-lo e a bater no burro, para o fazer correr.

O homem apeou-se, foi direito a eles, e mostrando-lhes a sua perna aleijada, disse-lhes:

— Se soubésseis que eu era coxo, não teríeis sido tão covardes.

Os camponeses, envergonhados, coraram, afastando-se sem pronunciar uma palavra.


O que vos parece estas duas lições? Estou convencido de que aproveitaram a quem as recebeu.


Guerra Junqueiro

5 comentários:

Bea disse...

Olá, pela primeira vez neste espaço!
Aproveitando uns dias de descanso, evadida no Gerês, tendo sido perseguida pelo frio e chuva, refugiada no hotel,resolvi, com tempo, passear pelas casinhas de "conhecidos" meus. Deixam rasto lá pelo meu espaço, mas a vida,a correr, que levamos ainda não me tinham dado tempo para os adicionar ao meu espaço. Agora sim e aproveitei o título deste post para lhe dizer que, de tudo o que me tem deixado escrito, de tudo o que leio no espaço da amiga comum (Anabela) sempre achei que a sua escrita demosntra uma pessoa de doçura e bondade.
Bom descanso.. Até breve!Bjs

maria eduarda disse...

Presumo que estejas a falar comigo. Obrigada pelos elogios. A Solange também é uma pessoa doce e boa. Podes tratar-me por tu.
Gosto da Anabela e, sendo amiga dela, também só poderás ser uma pessoa óptima. Bom descanso! Bem precisamos.Bjs

solange disse...

Fico contente por este título ter trazido até nós a Bea.
Tb foi o título que me seduziu. Como este blogue é de leitura e de escrita, tb para os pequeninos,quis deixar aqui estes exemplos, para realçar a importância do respeito pelos outros, da tolerância e solidariedade, nesta nossa sociedade em que alguns valores, infelizmente, se vão perdendo. Estou a ler à minha neta o livro "Moushi, o gato de Anne Frank" de Joaquim Jorge letria. Tantas perguntas q a Luna me faz!!! Mas eu respondo e, com os seus 10 anos, começa já c curiosidade de ler "O diário de A. F." e de saber mais sobre o que se passou nessa época tão triste da nossa História. Infelizmene os homens aprenderam pouco com o passado e continuam a pensar e a agir como se fossem donos do mundo e só houvesse presente (o deles). Cada vez mais é nosso dever transmitir aos jovens os valores que devem estar na base de uma boa convivência entre povos,vizinhos, colegas.
Bem-vinda, Bea!

dinamene disse...

A Luna vem daí sempre mais "rica"! Com as histórias, os jogos ao serão....
Não é em vão que está sempre a querer ver-vos!
Obrigada por me darem tanto quanto lhe dão assim tempo, carinho e amor!

dinamene disse...

"quando"