Páginas

quinta-feira, junho 26, 2008

A indecisão

Vislumbra-se um ponto qualquer no Universo, algo que transformará o incerto de todos os dias. A poeira não assentou, os trilhos estão pouco marcados e será preciso uma acalmia para que se notem os caminhos já percorridos, conducentes ao alvo.
Muitas marcas se adivinham, de diferentes modos e tamanhos, até de feitios arrojados. Será preciso o doutoramento da vida para conseguir resolver o dilema? Seguir a marca mais ondeante, ou a mais usual, resultado do pisar contínuo?

O enigma reside na decisão a tomar. O tempo esvai-se lentamente, porquanto a luz natural se vai afastando para outros lados, ajudando no rumo de outras decisões. A sombra apodera-se do local e só os desenhos decalcados no solo não são suficientes para a resolução seguinte.
Os conselhos, às vezes são necessários, mas só ele, naquele momento, naquele corpo e naquele pensamento deverá insurgir-se contra as ideias confusas que o atormentam.

Nem sempre se reage na altura, há comportamentos que levam o seu tempo a crescer, a tomar forma, a serem entendidos.

Sentiu-se desconfortado, descontente, com tanta reflexão, mas o seu raciocínio dizia-lhe que, se a caminhada era até então feita assim, diariamente, apesar de tanta incerteza, seria urgente optar agora por uma nova direcção?
Se o gesto repetido tem resultado no êxito dos seus deslumbramentos e ambições, deverá então reverter a situação - apagar os trilhos, esquecer o ponto, e recuar até ao tempo e ao espaço onde não era necessário reflectir, - bastava aceitar.

Os pés conheciam as marcas já delineadas na véspera, não estavam completamente apagadas, permaneciam e não questionavam...

Assim, a vida era-lhe facilitada, nada o iria surpreender neste longo trajecto, já tão trivial.

maria eduarda

4 comentários:

solange disse...

É assim, tal e qual, a vida! Cheia de decisões e de indecisões, de opções acertadas e de outras, nem por isso. A reflexão é necessária, mas quantas vezes não é o coração que manda e aceitamos tudo sem pensar? Há um texto lindo, de Susana Tamaro, do seu livro "Vai onde te leva o coração" que, se o achar na net, já escrito, coloco aqui. Às vezes pensamos demais, pensamos que decidimos isto ou aquilo e afinal, dizem também "Nada acontece por acaso". Será????!!!

solange disse...

Quero ainda acrescentar que a tua reflexão, como texto literário, está 5 estrelas!!!

didium disse...

Vê se achas esse texto da Susana Tamaro.
Pois é, às vezes pensamos tanto tempo na decisão a tomar e depois tomamos a menos acertada.

dinamene disse...

Sim, um belo texto!
Fantástica a tua maneira de te expressares, de escreveres...

Às vezes, no turbilhão de ideias e variedade de opções que se vislumbram no nosso caminho, não é fácil ouvir o coração... Por isso há quem faça meditação, para ouvir a sua voz interior!!!...

Gostei de reler o texto da Susana Tamaro, que entretanto já foi publicado...