Páginas

quinta-feira, junho 05, 2008

Confidências




Mãe! Vem ouvir...

Mãe!

Vem ouvir a minha cabeça a contar histórias ricas que ainda não viajei! Traze tinta encarnada para escrever estas coisas! Tinta cor de sangue, sangue verdadeiro, encarnado!

Mãe! passa a tua mão pela minha cabeça!

Eu ainda não fiz viagens e a minha cabeça não se lembra senão de viagens! Eu vou viajar. Tenho sede! Eu prometo saber viajar.

Quando voltar é para subir os degraus da tua casa, um por um. Eu vou aprender de cor os degraus da nossa casa. Depois venho sentar-me a teu lado. Tu a coseres e eu a contar-te as minhas viagens, aquelas que eu viajei, tão parecidas com as que não viajei, escritas ambas com as mesmas palavras.

Almada Negreiros

2 comentários:

didium disse...

José Sobral de Almada Negreiros nasceu na ilha de S.Tomé, a 7 de Abril de 1893, e faleceu em Lisboa, a 15 de Junho de 1970. Casou com a pintora Sarah Afonso, em 1934. Foi um artista na verdadeira acepção do termo e a sua obra repartiu-se pela poesia, pela dramaturgia, pelo romance, pelos escritos de pensador e do panfletarismo, pela pintura, pelo desenho, pela caricatura e pelo muralismo, pela cenografia, pela actividade de actor e bailarino.
A imagem deste post foi pintada pelo próprio.

solange disse...

Que bom trazeres até nós as palavras de Almada Negreiros. Um artista completo, sem dúvida!!!
Tão bom podermos apreciar estes dizeres de homens e mulheres que deram aos outros uma parte de si, ao permitirem que a sua obra fosse conhecida, publicada, divulgada!