Páginas

quarta-feira, agosto 13, 2008

O VENDEDOR DE PASSADOS


Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes, prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo, memórias felizes, consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres. A vida corre-lhe bem. Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz, mas divertida e bem-humorada, à actual sociedade angolana, “O Vendedor de Passados” é também (ou principalmente) uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos.

2 comentários:

solange disse...

Adorei este livro!!!
Ri-me sozinha. Lê-se num instante, dispõe bem e dá-nos a conhecer algumas verdades da nova sociedade angolana.
Segue um texto de "O Público"
«Este livro de José Eduardo Agualusa é um retrato irónico da sociedade angolana, é sobre "o que é a verdade e o que é a mentira", como explica o autor, é sobre a memória, essa entidade mutável, e literatura, também numa homenagem a Jorge Luís Borges. Mas, mais importante que a história ou as histórias que contém, o livro está cheio desses momentos que nos fazem levantar os olhos das páginas antes de continuar. São essas as ideias que ficam retidas no leitor.»
Susana Moreira Marques, Público, Mil Folhas

G. Ludovice disse...

Encontrei o Eduardo Agualusa este ano na feira do livro em Lisboa.
Claro que não consegui só lá levar um livro seu para ele assinar ..
:)
Conversámos um pouco e simpaticamente ofereceu-me o seu último livro "As mulheres do meu pai".. que estou a ler e a lambusar-me dele!