Páginas

segunda-feira, maio 05, 2008

A minha a avó, todos os dias!

Tem os cabelos brancos brilhantes, ondulados em caracóis de ternura. Parecem mesmo cabelos de anjos, feitos de nuvens e raiados de sol!
Eram negros na sua juventude, e com o tempo foram ganhando outros encantos… aparentemente descolorados são repletos de arco-íris. A pele tem rugas serenas, marcadas com suavidade, desenhadas sem vergonha do tempo…Rugas de rir, rugas de aceitar, rugas de dar, rugas de perdoar…Porque é assim mesmo a minha avó.
Generosa, imensa, doce no olhar, suave nos gestos, alegre na alma, bem-humorada na vida…
As roupas que veste são leves, como o seu pensamento, coloridas como a sua vontade de viver! Nunca se vestiu de negro, nem se carregou de tristeza perante as desgraças da vida!... Apesar da vida nem sempre lhe dar o melhor, procura sempre o melhor de cada momento e por isso vive plenamente, intensamente e feliz!
É tão grande e tão bonita! É tão forte e corajosa que só de pensar nela me encho de lágrimas de encantar, de emoção, de gargalhadas no coração! Falar dela é como falar do universo, da eternidade, da tolerância, do infinito….
Há dois meses adoeceu de repente, perante a perplexidade de todos à sua volta, gravemente doente, com uma meningite, e pensei que ia perdê-la para as estrelas… que fosse a hora de se ir embora! Mas ela recuperou quase tão rapidamente como adoeceu, porque não é mulher de desistir, porque sabia que ainda precisamos da sua contagiante alegria.
Repentinamente perdeu a audição e nem por isso se inibe de nos falar!!! Fala tanto, com tanta ternura na voz, com tanta sabedoria, que até me arrepia de espanto! A voz sai diferente, às vezes alta, às vezes baixa…Que coragem, projectar assim a voz num espaço de silêncio para comunicar aos outros!
"Tanto amor, tanto amor que nos tens, querida avó! Gostas tanto de música, de ouvir rádio, de passear, sabes tanto de tudo, sabes tanto da vida!!! Que difícil deve ser passar de um momento para o outro para um mundo calado…. Mas tu não deixas que o silêncio seja maior que as palavras que te rodeiam, que as cores, os cheiros, o toque das coisas, das pessoas, da vida!… E até sonhas com poesia!"
Dizia-me há dias, a minha avó, que sonhou com um poema lindo, com uma bonita música a acompanhá-lo!
Sempre preocupada com os outros, com o marido, com a filha, com todos… "Diz à tua mãe que está tudo bem, tudo bem!".
Ainda me lembro, outro dia, no jardim… Estava sentada num banco com uma revista… quem a observasse não diria que ainda estava a recuperar de uma grave doença!.... À sombra de uma árvore, a luz do sol que entrava timidamente pelos ramos, a revista erguida na sua mão e o olhar atento pousado nas palavras!
E os livros que agora lê!!!.... Aproveita o mundo de ausência de sons para o povoar de histórias, de contos…. Lê tanto!!! Quando a vou ver conta-me as histórias dos livros com tanto entusiasmo! E que vontade me dá de os ler também.
Com os seus cabelos de nuvens, reflectindo arco-íris, as mãos suaves, o sorriso pronto, vai "sempre em frente" a minha avó! Não desiste em depressões, não se deita sem vontade de outro dia! Levanta-se, movimenta-se, mesmo que com dificuldade, e lê, para nunca estar só e para não deixar "de ouvir".
Dinamene

3 comentários:

didium disse...

A tua avó é uma lutadora, uma heroína. Em tudo o que relatas, me fazes lembrar o meu pai, outro herói! Lutou sempre, até ao último instante de vida. Também sempre preocupado com os outros, com o meu cansaço das viagens Almodôvar/Lisboa...Esta é uma outra homenagem, que um dia farei...mais uma!
A tua avó vai continuar a lutar, a recuperar, ela é linda!!!

dinamene disse...

Bom dia! É verdade, A minha avó é especial! É daquelas pessoas que vale mesmo a pena conhecer, e não digo isto por ser minha avó! Tem-nos dado muito, especialmente muita força! Como dizes, é linda!
Aqui fica um beijinho para ti, com muita vontade de conhecer/ler algumas memórias felizes do teu pai, que deve ter sido um grande homem, um homem bom, e que deve continuar a brilhar algures, no espaço infinito, talvez estrelinha brilhante!
Aproveito também para deixar um beijinho à minha mãe, que comemorou o seu aniversário em Abril, e porque todos os dias é Dia da MÃE!

solange disse...

Dinamene, para conheceres um pouco do pai da Eduarda, vale a pena espreitares o blogue do comandante Armando Cardoso Soares (que encontras na página, como um dos blogues que merecem ser visitados).
Como bem dizes, o dia da mãe, do pai, dos avós, dos filhos, é todos os dias!!!
Como é bom existirem pessoas como tu, como a Eduarda,como o comandante Cardoso Soares,como a avó e tantas outras que trazemos sempre num lugar especial no nosso coração, que consegue ser ENORME.