ADVERTÊNCIA!
Isto não é uma obra literária. Não é minha intenção sequer, tentar chamar livro a este modesto relato. A ideia foi aproveitar a oportunidade do projecto "capital futuro", parte integrante do Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) até 2006, e consubstanciar pensamentos e vivência soltas, num punhado de páginas com capa.
A base destas notações é, sem dúvida, o meu primeiríssimo diário ,redigido enquanto voluntário num projecto de longa duração ( de Fevereiro a Julho de 2005 ), numa vila situada no sudoeste da Polónia, muito perto da fronteira da República Checa, de seu nome Bystrzyca Klodzka. A este, juntei outros escritos de outros tempos, cuja grande maioria tem também como pano de fundo a Polónia ,e as suas repercussões indeléveis nos últimos anos da minha vida.
Portanto, pode-se mesmo dizer, que esta advertência tem início em 2003, quando, pela primeira vez no semestre de Verão participei no programa Erasmus. Seguiu-se mais um semestre de Verão em Varsóvia, em 2004, o SVE e , por fim, o primeiro semestre de Gestão de Informação, quase completo (!), em Graz, na Áustria, de fins de Setembro de 2005, a meados de Março de 2006.
A linguagem utilizada no diário é parca em adjectivos, sinónimos, figuras de estilo e outras expressões maiores da linguística portuguesa, chegando mesmo a titubear, quer o coloquialismo saloio, quer registos mais ambiciosos. Tentei ser o mais fiel possível na sua transcrição, pese embora a actual divergência com algumas ideias e pontos de vista, e a necessidade de tornar a mensagem mais clara, acrescentando um ponto aqui e ali. É, contudo, de uma maneira por vezes rude, extremamente directa e parcial. Era exactamente essa fragância que queria registar em "papel oficial", dela não me arrependo nem por um segundo.
André Soares
4 comentários:
Um jovem ,o meu sobrinho André,que nos transmite parte da sua vivência, num texto muito interessante e bem escrito.
O André ofereceu-nos o livro este último Natal com a seguinte dedicatória: "Para todos vós, minha segunda família, com muito carinho".
Obrigada André
Estou curiosa!!!
"...pensamentos e vivência soltas, num punhado de páginas com capa."
E se fosse publicado aqui um excerto?! Ou então, como ter acesso ao "Diário do SVE na Polónia"?
Estou a pensar em publicar excertos. Tenho o livro, se quiseres empresto-to.
Bjo
Penso que é interessante ires publicando excertos, seleccionados por ti, para que todos os que vêm ao blog poderem apreciar as andanças do André!
Enviar um comentário