Páginas

domingo, maio 25, 2008

Livros


"... Peço desculpa a todos os profissionais de Televisão porque não acredito que sejam capazes de produzir nada tão fascinante como livros. Porque um livro escolhe-se a dedo na estante da livraria, não se carrega num botão. Porque é um acto individual e saboreado só por quem o lê.
No dia seguinte não é discutido no autocarro. Interrompe-se quando o leitor quer e não quando falha a luz do emissor ou se parte a bobine.
Recomeça-se fora de horas porque é essa a nossa vontade. Empresta-se, sublinha-se, relê-se 20 anos depois, não envelhece.
Os cenários são sempre ao gosto do leitor e não do coreógrafo e sobretudo não condicionam a imaginação nem o ouvido."

[TERESA PAIXÃO, Realizadora de Programas da RTP, in Livros de Portugal (APEL)].1996

3 comentários:

solange disse...

Absolutamente de acordo!!!
Chega de TELEVISÃO!!!

dinamene disse...

Olá querida!

A propósito dos livros….
Ainda há tempos falava com um amigo de como era curioso que algumas pessoas, actualmente, lessem obras inteiras (romances, policiais, etc) através do computador…. Livros virtuais! Sem o cheiro papel, nem possibilidade de sublinhar, e carregando mesmo num botão (do computador) para o ler…
Eu não o conseguiria fazer! Um livro cabe na mala…. Lê-se no comboio, na praia, num jardim, na cama, no sofá…. Tem um cheiro próprio e o ambiente à volta também pode contribuir para o lermos com mais ou menos atenção e propiciar a “viagem” ao mundo a que o livro nos transporta! Mas, enfim, são novos tempos!

Mesmo assim parece-me preferível ler um livro através do PC que não ler ou vegetar horas frente à TV vendo programas, na sua maioria, de má qualidade e desinformativos!

A televisão está para os livros …como os hambúrgueres com batatas, ketchup e mostarda no shopping estão para uma boa refeição caseira, feita em casa com amor, legumes e ervas aromáticas!

Beijos e boa semana!

solange disse...

Minha querida
A tua comparação está fantástica!
Quanto não vale uma sopinha caseira, daquelas feitas com os legumes quase todos. E viva a sopa e viva o LIVRO!