Páginas

domingo, julho 13, 2008

A Civilização

Toda a gente culta lamenta que, nos países civilizados, ainda haja muitos seres humanos que não sabem ler. Parece-nos isto uma vergonha para a Civilização. De facto o é. Poucos, todavia, de entre toda esta gente culta, chegam a meditar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de saber ou não saber ler.
A primeira vantagem de saber ler -primeira, por ser a que imediatamente ocorre a qualquer pessoa - é de ordem prática. Evidente se torna que, neste nosso mundo moderno, o analfabeto está praticamente inibido de muitas coisas. Mas outra vantagem - talvez não menos importante - oferece a leitura, que é a de abrir o acesso à cultura. Analfabetos há que, pela experiência da vida, pelo trato com os homens, pelos dons naturais, adquirem aquele grau de cultura já implicada. E homens há que sabem ler, mas não sabem dispor dessa estupenda vantagem, e então ficam como que analfabetos, apesar de saberem ler.

José Régio, in O Grito, nº5, de 1 de Abril de 1960

2 comentários:

Licas disse...

Este grito é ainda muito actual.
E aqueles que leem, leem e não conseguem descodificar?
Comem palavras, mas não as entendem, ou se o fazem ... utilizam-nas a seu bel-prazer? Não sei se a falta de cultura, não é muito pior que não saber ler ...

Agradeço ter passado pelo meu blog. Aquele galihho colorido é de marfinite, pintado posteriormente por mim. Confesso que também lhe acho muita graça. Não é para todos os espaços, mas num cantinho rural como a Casa dos Avós, fica bastante bem.
A Casa dos Avós fica situada a 50 Km do Porto, na freguesia de Abragão, Concelho de Penafiel e sobraceira ao Rio Tâmega.

Tem uma paisagem de sonho e a tranquilidade e o micro clima deliciam quem nos visita.

Espero receber mais vezes a sua visita.
Um abraço
Licas

solange disse...

Agora usa-se o termo iliteracia!!!
E é isso, exactamente! Ler, decifrar, mas não ser capaz de entender. Cada vez acontece mais esta triste situação!!! E depois pensam que sabem e, infelizmente, pouco ou nada sabem.
"Analfabetos há que, pela experiência da vida, pelo trato com os homens, pelos dons naturais, adquirem aquele grau de cultura já implicada." Prefiro estes!!!