Páginas

domingo, julho 06, 2008

Um mestre sufi contava sempre uma parábola no final de cada aula , mas os alunos nem sempre entendiam o seu sentido…
− Mestre – perguntou ele certo dia −, tu contas-nos contos, mas nunca nos explicas o que significam…
− As minha desculpas – disse o mestre. Como compensação, deixa-me que te ofereça um belo pêssego.
− Obrigado, mestre – disse o discípulo, comovido.
− Mais ainda: como prova do meu afecto−, queria descascar-te o pêssego. Permites que o faça?
− Sim, muito obrigado − disse o discípulo.
− E, já que tenho a faca na mão, não gostarias que eu cortasse o pêssego em pedaços, para que te seja mais fácil comê-lo?
− Sim, mas não quero abusar da tua generosidade, mestre…
− Não é um abuso; sou eu que me estou a oferecer. Quero apenas agradar-te. Permite-me também que mastigar o pêssego antes de to oferecer…
− Não, mestre! Não gostaria que fizesses isso! – queixou-se o discípulo, surpreendido.

O mestre fez uma pausa e disse:
− Se vos explicasse o sentido de cada conto, seria como dar-vos a comer fruta mastigada.

Jorge Bucay, Contos para pensar

Sem comentários: