Páginas

sexta-feira, julho 04, 2008





"Ser alegre é ser forte, a força é uma alavanca,
Só é forte quem tem a consciência branca."


Guerra Junqueiro

6 comentários:

solange disse...

Dedico a frase do dia ao Vasco.
Tens razão, este blog precisa de mais alegria, também de mais juventude. Contamos sempre com as tuas críticas (que nos ajudam a melhorar) e também com alguns textos teus. Por que não?! Queremos gente jovem a colaborar, sobretudo os que, como tu, têm outros saberes, outras experiências, outras sensibilidades. Vá lá, colabora!!!

G. Ludovice disse...

Que é isso da consciência branca? será pano sem nódoa? Como conseguir isso senão deixando de ser pano?
Como deixar de o ser se para se ser branco na consciência se tem de se ser algo em que pode cair a nódoa?

Ou será o branco de uma consciência iluminada,mas esse branco geralmente fere por ser tão intensa a sua luz, olhemos o sol para o percebermos.

Ou será uma questão de pigmento? Pior ainda a ideia..

Olá Vasco, venha a alegria!!

didium disse...

Para se ser forte, deve ser-se alegre.Só é forte aquele que é alegre e cuja consciência está "limpa,sem culpas"(branca), para poder superar tudo. O facto de ser alegre já pressupõe estar de bem com a vida.
Lembro-me agora que no livro "Ensaio sobre a cegueira", as personagens quando viam tudo branco, estavam cegas.

4 de Julho de 2008 12:43

solange disse...

A consciência branca, para mim, é a consciência limpa, como é costume dizer-se. Tão simples, afinal. O dever cumprido, no sentido de trabalho realizado com respeito pelos outros, com prazer em executar, a capacidade, também, de ser solidário e tolerante! Isso, penso, é a consciência branca, ou não será?!

G. Ludovice disse...

Sim, essa penso que seja a ideia do autor. Mas uma consciência limpa por que razão tem de ser branca? Não pode ser incolor ou negra? e como é possível não se ter culpas, existem esses seres amorais?

didium disse...

Está convencionado que o branco é sinónimo de pureza,daí ser limpa.A ideia do autor é essa, mas também não acredito em seres sem culpas...