Páginas

quarta-feira, novembro 12, 2008

Mentes Escuras, com Ideias muito Pretas

… Ainda me lembro, com quase 5 anos, fui comprar pastilhas elásticas ao quiosque, junto à casa da minha avó…
Recém chegada de Angola (a vizinhança sabia), pedi "chuingas", não lhes conhecia outro nome, ao que o vendedor respondeu, com um ar pouco amistoso: "não temos cá disso!"…
Fui-me embora, com uma lagrimazita a querer saltar … Era o meu primeiro encontro com o preconceito, o xenofobismo.
Desde então abomino qualquer tipo de intolerância cultural, sexista ou racial. Detesto anedotas de pretos, de loiras, de alentejanos, de mulheres, de ciganos, etc…
Talvez me achem radical, talvez pensem que exagero!...
Eu sei o quanto me é insuportável ver um animal maltratado ou humilhado, quanto mais uma pessoa! Repugna-me o racismo e, apesar de adorar o bairro onde moro, perto de Lisboa, no campo, tenho-me deparado com um excessivo número de racistas à minha volta.
Criancinhas com medo de outras crianças, só porque têm a pele mais escura! Os paizinhos blasfemantes:
" -Os pretos isto, os pretos aqui, os pretos roubam…"
" -Vamos embora que vêm aí os ciganos!…."
"blá blá blá"
Hoje mesmo, a minha vizinha do lado, uma velhota afável, que de vez em quando me oferece legumes da horta, dizia-me:
"-O meu neto não gosta de ir no autocarro por causa dos pretos!"
E eu, cansada de tantos discursos ignorantes e maldizentes, repliquei:
"-Talvez seja devido às suas ideias pretas!"
Fui-me embora e ela ficou a olhar-me, fingindo-se de surda, que é o que faz sempre que a conversa não lhe interessa.
Ainda estou para ver o dia em que se acenderão lâmpadas em muitas cabecinhas, quase ocas, carregadinhas de mentiras… Mentes Escuras, com Ideias muito Pretas!

1 comentário:

didium disse...

Subscrevo. Inteiramente de acordo.
:)