Páginas

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Ser intransigente com os outros não tem grande sentido;
eles são o que podem ser e creio bem que seriam melhores se o pudessem !
Agostinho da Silva



3 comentários:

dinamene disse...

George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906 (de família alentejana e algarvia), tendo vivido parte da sua infância em Barca de Alva, junto do rio Douro, localidade que muito o marcou.

solange disse...

Que bom recordar Agostinho da Silva, que faria hoje 103 anos.
Ouvir este filósofo falar era um prazer!!! Quem não ouviu as conversas dele, sobre os mais variados assuntos, com o humorista Herman José?! Questionava tudo. Falava de tudo com a maior naturalidade!
Dizia e escrevia com inteligência e simplicidade, duas qualidades que aprecio demais!!!
Escreveu em "As aproximações":
«E aqui se passa tudo como se se tratasse de física ou de química: o que nunca pareceu pode ser possível, pois que tudo pode ser possível, menos o ser não ser o próprio ser.»

solange disse...

E ainda:
«A fome é valiosa para que o indivíduo se realize, quando é a fome de aviador perdido no deserto, ou a fome do que a tem porque não larga o seu posto, ou a que veio de uma pura calamidade física; supor que liberta alguém a fome que actualmente se sofre no mundo, porque se teima em fazer sobreviver um regime económico, o do capitalismo, que a evolução das técnicas inteiramente superou, é pensamento que só pode surgir em mentes doentias cujo gosto é a tortura dos outros. Há ainda muita gente que supõe que ser-se pobre involuntariamente, isto é, serem os outros pobres, não nós, vale alguma coisa para o aperfeiçoamento espiritual; e o mais triste é que se encontre grande parte dessa gente em meios que se consideram religiosos; em meios que se consideram católicos; tanto é verdade que as grandes doutrinas, mal entendidas, podem dar a mais terrível das impiedades.»
Agostinho da Silva , "As aproximações"