Páginas

quarta-feira, outubro 15, 2008

Estou aqui e agora

Estou aqui onde me vêem, mas não estou aqui! Os meus sentidos sobrepõem-se ao meu querer e voam para nenhures, onde também não poderei estar.
Eu quero estar agora aqui, mas não posso. Não há razão para que me instale agora aqui, porque o meu querer foi anulado. Só os sentidos comandam a minha vontade.

A visão mostra-me o belo, o diáfano, a luz; a audição faz-me vibrar com uma melodia suave; o olfacto transmite-me o odor da terra molhada e também da maresia; o sabor é salgado e doce, uma mistura ímpar...

Soergo-me e toco o espaço que me circunda e, este gesto, este tacto, diz-me que devo estar aqui, onde me encontro, por enquanto.

E se os sentidos prevalecem, o querer é forte, deve enfrentá-los e tomar a dianteira!

Então, eu quero e posso estar aqui e agora!

maria eduarda



4 comentários:

solange disse...

Que inspirada, minha querida!
Estás aqui e agora, com o pensamento em terras de Sua Majestade e outros lugares que conheceste e sonhas conhecer. E vais ter muitas oportunidades, acredita!
A tua emoção leva-te a escrever de uma forma muito bonita e de modo a emocionares quem te lê. O que escreves, aplica-se a mim, a tanta gente. Obrigada pela partilha.
Estou a ler um livro de viagens, "Sons do Silêncio". E viajo com o Nuno Lobito pela América do Sul, pela Amazónia (imagina!), por locais lindos (o livro até tem fotos a cores), conhecendo outros lugares e costumes. A escrita é simples, de quem escreve para os amigos e quer partilhar o que viu e sentiu. Neste livro não há metáforas, nem palavras complicadas, nem frases que "obrigam" a grande esforço de concentração. É para ler como quem viaja, de espírito livre e pronto para a descoberta. Lê-se muito bem, é agradável, não sendo uma obra literária, até porque o escritor não é escritor, é fotógrafo. Vou colocar uma frase dele como frase do dia.

didium disse...

É assim! Adorava poder viajar muito, talvez um dia, quem sabe?
Por agora, é preciso estar aqui e agora.
Bjs

dinamene disse...

Aqui e agora, que lindas as tuas palavras.... tristes e sonhadoras, sonhadoras e felizes...

Bjs

G. Ludovice disse...

Tudo tem uma hora certa,os gregos chamam a essa hora o Kairós.. às vezes parece q o esperamos sentadas... antes assim.
Mas outras vezes somos nós q vamos buscar o tal de Kairós,não vá pensar q temos todo o tempo do mundo,e concluímos q todo o tempo do mundo é cada instante. São coisas difíceis de saber como funcionam. bj :)