Páginas

quinta-feira, setembro 11, 2008

Mesmo calados!

O que é que estamos a dizer quando estamos calados? A pergunta pode parecer paradoxal, mas não é. Enquanto seres humanos, estamos sempre a comunicar. Se não dizemos nada, falamos através dos gestos ou da roupa. E mesmo se desaparecermos do campo visual dos outros seres humanos, estamos a dizer aos outros que desaparecemos. E os outros perguntam: mas afinal de contas, por que é que ele desapareceu? Falar muito ou não dizer nada podem não ser coisas tão diferentes quanto isso.


Miguel Gaspar, in Público

3 comentários:

solange disse...

Completamente d acordo!!! A comunicação é algo que faz parte d nós! Que bom o silêncio para nos ouvirmos, ainda que calados.
E que bom estar calado e ouvir palavras sábias dos outros!
E q bom o silêncio para ouvir as palavras escritas!

Licas disse...

E que bom ainda podermos trocar ideias escritas com os outros, mesmo respeitando o silêncio de cada um.
Cada palavra é um pedaço de nós que voa na direcção do outro, transportando em si por vezes, muita sabedoria, ou ignorância, tristeza ou alegria, um pedido de ajuda, ou a oferta de uma mão amiga, mas certamente um coração pronto a dar e a receber.

solange disse...

E a propósito das palavras que vêm e vão e vice-versa, lembrei-me do desafio proposto. O tema era (ou é) a família. Sem ter sido com essa intenção, penso que o texto "Estrelinha Azullaranja", escrito pela Dinamene, é sobre o tema proposto. Talvez com uma adaptação, se a autora tivesse tempo e quisesse. Há que considerar os vários aspectos/situações/relações que envolvem os laços familiares.