Páginas

segunda-feira, setembro 29, 2008

Coisas que se pensam quando qualquer outra coisa seria menos inútil

Pedaço do muro de Berlim, Berlim 2008
Foto:G.Ludovice

Como é que se sabe que se não sabe pensar?
Olha-se à volta?
Alterou-se a cor do céu nesse instante?
Volumosas dores percorrem velozmente o corpo?
Ouve-se um choro, por dentro ou mesmo na rua?
As portas de uma doce vida batem com força?
Temos mais e mais dinheiro?
Uma chuvada de ideias cai longe de nós?
Apertam-nos estranhamente os sapatos?
Não há indicadores fluorescentes..
porque é difícil aceitar que não sabemos pensar!!

2 comentários:

solange disse...

Pois, não sabemos pensar. E é difícil aceitar que não sabemos pensar. Talvez, se conseguíssemos tirar uns minutos das nossas vidas diárias para, em silêncio, MEDITAR. Então, sim, provavelmente aprenderíamos a pensar. Mas não, não sabemos. Eu acho que não. Os pensamentos atropelam-se uns nos outros, o sono não vem, a cabeça estoira de cansaço. E a chuvada de ideias não cai longe de nós. Cai-nos em cima. Queremos escolher o pensamento, aquele que nos apazigua a alma, e ele é sobreposto por outro que teima em ficar à frente e nos deixa a alma em desassossego. É assim, às vezes. Temos de ser positivos, de sorrir e, por mais que haja choros dentro de nós, por mais que haja choros na rua, afinal, nós temos uma doce vida!
Mas que é difícil pensar, lá isso é!!!
E, verdade se diga, às vezes também temos preguiça de pensar, quer dizer, dá muito “trabalho” tentar perceber o que está à nossa volta e preferimos ignorar. É bem mais fácil!!!

wednesdays disse...

mesmo tirando uns minutos das nossas vidas para meditarmos em silencio, nao acredito q saberiamos pensar... e se "soubessemos", iamos pensar que o que estamos a pensar eh o que esta "certo" e que por termos tirado uns minutos para aprender a pensar saberiamos pensar e os outros nao.. e nao eh certo... ninguem pensa mais ou menos mal do que o outro, apenas de maneira diferente. e nao ha mestre algum que possa ensinar a arte do pensar. o facto de nao sabermos pensar muitas vezes tem a ver com o facto de nao sabermos o que queremos, ou de sabermos e nao sabermos como o alcansar... digo eu, mas sem pensar... ;))