Páginas

quinta-feira, setembro 04, 2008

O Mistério do Jogo das Paciências

O ponto de partida deste livro de Jostein Gaarder é a história de um garoto chamado Hans-Thomas e do seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho, que ganham vida, transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento, à filosofia. Este livro é a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor.
O livro é maravilhoso. O escritor escreve sobre um tema difícil, a filosofia, com uma linguagem simples e acessível, tendo como fio condutor uma história muito divertida.
O narrador é uma personagem infantil e o autor Jostein Gaarder consegue a excelência, pois nada soa a forçado ou absurdo. Traz-nos uma linguagem simples, apropriada ao vocabulário que se espera de uma criança. As conversas entre o pai e o filho ao longo da viagem são excelentes.
Este é, quanto a mim, um livro excepcional, maravilhoso, dos tais que nos prende da primeira à última linha.

1 comentário:

solange disse...

Sinopse - na contracapa:
Este livro foi galardoado com dois prémios literários na Noruega. Foi também o livro que, um ano mais tarde, o levaria a escrever o bestseller mundial «O Mundo de Sofia». Tudo se passa em torno de um rapazinho de doze anos que, com seu pai, viaja em busca do Ás de Copas, perdão, da mãe, que partira oito anos antes para a Grécia à procura de si mesma. Pelo caminho, pai e filho são desviados por um misterioso anão para uma aldeia perdida nos Alpes, onde um não menos misterioso padeiro entrega ao rapaz um livro minúsculo escondido dentro de um pão. A viagem real prossegue, em paralelo com o mundo de fantasia, e sucessivas coincidências criam aproximações que vão conferindo um significado inesperado ao desenrolar dos acontecimentos. Um livro que fascina de muitas maneiras, em especial pela forma como o autor constrói uma engenhosa representação do mundo a partir de um jogo de cartas.