Páginas

quarta-feira, agosto 26, 2009

Planta Betadine


Chelidonium majus

Já ouviram falar da planta-betadine?
Também conhecida por erva andorinha, erva leiteira , erva das verrugas, celidónia, cedronha, cerudia, quelidónia, ceredona, ceruda.etc…

Pois eu nunca tinha ouvido falar, até esta há dias, quando ao ver uma pequena queimadura pintada de “betadine” no braço de uma vizinha comentei: "Já se magoou?" E Ela disse-me ” Queimei-me e pus planta betadine, boa para as feridas” Eu, admirada, perguntei-lhe de que se tratava e lá me “apresentou” a planta do betadine (segundo ela) e mostrou-me, arrancando uma folha, como deitava a cor do betadine ao esfregar na pele...

Achei curiosa e cómica a terminologia…. A mistura das tradições antigas e tratamentos naturais com os medicamentos modernos (a planta existia antes do nome betadine, com certeza)…
Obviamente não é dali que tiram o betadine (com iodo na composição), em comum devem ter apenas a cor.

Por isso, fui pesquisar na net e aí vai um pouco do que li:

Propriedades medicinais:

- As folhas esmagadas e o líquido que deita, da cor da betadine e aplicado nas feridas dizem ter poderes cicatrizantes.
- Nos meios rurais, esta planta é conhecida como erva-das-verrugas, pois o seu suco cáustico faz desaparecer estas excrescências. Contudo, esta planta não é inofensiva, pois contém alcalóides tóxicos, pelo que é altamente desaconselhável ingerir a planta seca ou fresca, excepto por prescrição médica. Os homeopatas utilizam a sua raiz.

Floração: De Março a Setembro

Distribuição: Frequente em quase todo o país.

Curiosidades:
O seu nome “erva – andorinha” deriva da palavra grega chelidôn, andorinha, pois a planta floresce na época da sua migração.

18 comentários:

Lopes (Henda) disse...

Não posso crer, existe uma planta medicinal chamada betadine que serve para cicatrizar... e não é daí que vem o nome do composto?

Bem, há coisas que são coincidências "ao contrário"... Bem, de qualquer maneira o Betadine não me é nada, porque no meu tempo era mercurocromo que se usava! lol!

jah Bless

solange disse...

Olá Henda
Também fiquei admirada!!!
No meu tempo (ai, há tanto tempo) tb era o mercurocromo, mas a Dinamene foi alérgica lg nos primeiros dias de vida, para sarar o umbigo, pelo q esse esse produto deixou d entrar em nossa casa. E olha que o betadine é óptimo, para qs tudo. Há quem gargareje, há quem utilize até nos pés :).
É bom este regresso ao blog e ao reencontro c as pessoas de quem gostamos. Q pena q seja virtual, mas brevemente gostava de vos abraçar. Ainda tenho cá a minha pingolinga, que tb está qs a regressar a casa. E que já sabe q o betadine é "milagroso"!!!

dinamene disse...

Também vi pela net quehá quem dê à planta o nome de "Planta do Mercurocromo" ;)

Bem aparecido Lopes(Henda)!

Bea disse...

Conheci-a sempre por leitugas e coloco sempre nas feridas desde pequena. E nos cravos.
bjs

luisini disse...

Usei a seiva desta planta para tratar um herpes muito agressivo que apareceu na face do meu filho e alastrou rapidamente em direcção ao olho. Assustador. Apliquei umas gotas sobre a ferida aberta, uma e outra vez... e o herpes "apagou" de vez. Depois disso foi fuzileiro, fez treinos intensivos ao ar livre, muito sol, muita falta de cuidado. Mais tarde fez surf.NUNCA mais os herpes se manifestou. O conselho partiu da minha mãe que dizia que a erva era milagrosa que tratava verrugas. Até hoje tenho a erva na minha varanda num vaso e indico-a a muita gente com resultados infalíveis.

Vamos começar disse...

Gostava de adquirir a planta, mas onde e como conhecê-la?

Obrigada

saogar@gmail.com

Unknown disse...

no sul é muito raro ver essa planta mas no norte a uma praga dessas plantas eu apanhei la umas sementes que semeei na sona de Amora Seixal que se dão muito bem eu que sou diabético quando faço algum ferimento aplico esse suco da planta que arde muito mas ao fim de quatro ou cinco dias esta seco ecurado

Unknown disse...

Estou doida atrás dessa semente. Tem como alguém conseguir para mim?
Vctcuida@gmail.com.
Grata.

Unknown disse...

Tem como me conseguir essa semente?
Vctcuida@gmail.com
Obrigada
(Erva andorinha, ou erva das verrugas ou calidonia)

Unknown disse...

aqui no norte não falta dessas plantas, a dias fiz algum betadine e colhi algumas sementes.

Unknown disse...

Vivo no algarve e não é mt comum mas eu tenho e elas só se dão na umidade por isso estou sempre a regar poix é basrante util,pega com facilidade e propagasse se estiver na sombra

Unknown disse...

sim esta planta metadine e muito boa melhor do que nós compramos das farmacias porque e biologica e naturalmente nao lhe é retirado eu tenho cá encasa já á 47 anos e sempre que é perciso uso e dou a pessoas amigas e nao tem contradiçoes

Unknown disse...

sim esta planta metadine e muito boa melhor do que nós compramos das farmacias porque e biologica e naturalmente nao lhe é retirado eu tenho cá encasa já á 47 anos e sempre que é perciso uso e dou a pessoas amigas e nao tem contradiçoes

Unknown disse...








Posso comprar a semente ou comp vou mesmo e onde encontra la?

Unknown disse...








Posso comprar a semente ou comp vou mesmo e onde encontra la?

Unknown disse...

Já cá plantei agora tenhi de esprimentar o ttsa

MaximinoMartins disse...

Tenho no meu quintal (nascem por todo o lado)...

Muitas vezes ao tratar o jardim acontece arranhar-me nas roseiras...
Nunca tive necessidade de usar outro desinfectante...
É só cortar o caule da planta e imediatamente sai um liquido amarelo...
Coloco na ferida e está o tratamento feito...
Se necessário...repito nos dias seguintes

M. Graça Ramos disse...

Eu tenho a erva andorinha na minha horta veio do baixo alentejo apanhada no campo á beira da estrada. Ulilizo e é muito boa na cicatrização.