Páginas

sábado, fevereiro 13, 2010

Parabéns, Dinamene

Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.
Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve Estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.
Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.
As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...
Pra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...

Sebastião da Gama

12 comentários:

solange disse...

Parabéns, Dinamene
Quando tu nasceste, o sol brilhava, estava calor no deserto do Namibe e a alegria ganhou forma no rosto de muitas pessoas. Foram testemunhas desse momento grandioso, o teu pai e a avó Lida. Uns minutinhos depois, apareceu, ansiosa de te conhecer, a tia Anita. Parece que estou a vê-la, sorriso grande estampado no rosto e a dizer “É tal e qual o pai!”. Como nasceste às 19,20h, passámos a noite no hospital de Moçâmedes, com a companhia, sempre atenta, da avó, que ganhara a sexta neta!!!
O poema do Sebastião da Gama é lindíssimo e traduz, de uma forma linda e verdadeira, o amor de mãe e, também, o que é o nascimento de uma criança no seio de uma família feliz.
Para ti, hoje e sempre, muitas felicidades!

dinamene disse...

Obrigada, querida.... Gostei de reler o Poema, da foto, das tuas palavras......

Hoje o sol continua a brilhar...

Beijos

maria eduarda disse...

Muitos beijinhos de parabéns, Dinamene. Muitos sóis para ti!

Em@ disse...

Ora então parabéns!
Que os ventos soprem sempre de feição para ti.
Beijinhos e tudo o que houver de melhor.

O meu deserto também é esse.
Vivi muito tempo no karakulo (os meus 1ºs anos de vida). :))

solange disse...

Olá Em@
Na nossa lista de pessoas conhecidas, e até amigas, temos, provavelmente, algumas que nos serão comuns. Engraçados os reencontros, nem q seja através deste espaço!!!
És, afinal, uma "cabeça de peixe" ou uma "chicoronha" (ou "mapundeira")?!
Bjo, bom domingo.

Em@ disse...

Solange:
Sou chicoronha...O meu pai é que era "cabeça de pungo".A família da minha mãe era chicoronha há 3 gerações.E o meu avô paterno foi Enfermeiro em Moçâmedes.
Certamente que termos, sim, muitas pessoas conhecidas ou mesmo de relacionamento comuns. O nome Casimiro Pinto de Melo diz-te alguma coisa?Mas conhecido por Camunano....
Beijinhos

solange disse...

Olá Em@
O nome Camunano é-me familiar, no entanto, a pessoa que eu recordo, será bastante mais nova do que o teu avô paterno. Pus a minha mãe em acção e fiquei a saber que havia outro Camunano (mais velho, tio do que eu conheço), que morava perto d nós, ao lado da Pitula (mãe do “famoso” Paulo Maló). Talvez com o nome completo, do teu avô, a minha mãe consiga identificar. O modo como colhi estas informações n foram as mais usuais (a Didium sabe a razão). Através de sms (as perguntas) e dp telefonema (as respostas). É o método que me permite estar em constante diálogo com a minha queridíssima mãe!!! Qdo estiver pessoalmente com ela, será mais fácil!
Bjo e obrigada

Em@ disse...

Solange:
É assim: O meu tio Camunano mão é da linha paterna , mas sim materna. Deves lmbrar-te do filho, meu primo - o Abílio, casou muito cedo e é bem mais velho que eu, ou eu sempre o vi assim.le tem uma irnã, também muito ocnhecida no Namibe (MOçâmedes) que tinha a "casa das Louças".Sta minha prima Fernada tem 2 filhos e a filha é da minha idade. Vou escrever um e-mail para a dudú com mais pormenores.
Beijocas

Mas a tua mãe conhece de certezinha absoluta!

Em@ disse...

Que vergonha tanta gralha :P

Corrigindo:
Solange:
É assim: O meu tio Camunano Não é da linha paterna , mas sim materna. Deves lEmbrar-te do filho, meu primo - o Abílio, casou muito cedo e é bem mais velho que eu, ou eu sempre o vi assim.Ele tem uma irMã, também muito cOnhecida no Namibe (Moçâmedes)e que tinha a "casa das Louças".Esta minha prima Fernada tem 2 filhos. A filha é da minha idade. Vou escrever um e-mail para a Dudú com mais pormenores.
Beijocas

Mas a tua mãe conhece de certezinha absoluta este meu tio!

O meu avô paterno foi enfermeiro em Moçâmedes muitos anos.

dinamene disse...

Só hoje voltei aqui...
Obrigada Didium e Em@ pelos Parabéns ;)

Diverti-me a ler as vossas conversas... ainda ante-ontem a avó me falou do porquê do nome Camunano....

Bjos

Em@ disse...

Dinamene:
Ora explica-me lá que eu já não me lembro...
Também vou perguntar à minha mãe para reavivar a memória.Sabes que até muito trde eu pensava que este nome fazia parte do nome completo dele???? Podes rir-te à vontade, é que na família toda a gente o tratava assim.

Em@ disse...

Dinamene:
Ora explica-me lá que eu já não me lembro...
Também vou perguntar à minha mãe para reavivar a memória.Sabes que até muito tarde eu pensava que este nome fazia parte do nome completo dele???? Podes rir-te à vontade, é que na família toda a gente o tratava assim.:))
Jinho