Páginas

quinta-feira, abril 24, 2008

Para comemorar o Dia Mundial do Livro, 23 de Abril, destaco os livros de José Rodrigues dos Santos

No Dia Mundial do Livro e dos direitos do autor, quero destacar o jornalista/escritor José Rodrigues dos Santos, que consegue, com palavras simples, sensibilidade e rigor científico, trazer-nos, através dos seus romances, que li e aconselho, temas tão variados como a I Guerra Mundial, a Época dos Descobrimentos, com a descoberta da identidade de Cristóvão Colombo, a “prova” da existência de Deus e, no seu último livro, a ameaça à sobrevivência do nosso lindo planeta azul.
"A Ilha das Trevas", o único que ainda não li, é o romance de estreia de José Rodrigues dos Santos, precursor de grandes êxitos como A Filha do Capitão, O Codex 632, A Fórmula de Deus e O Sétimo Selo.
“A Filha do Capitão” - Tendo como pano de fundo o cenário trágico da participação de Portugal na I Guerra Mundial, encanta-nos com a emocionante história de uma paixão impossível entre um oficial português e uma bonita francesa. A descrição dos festejos do 1º aniversário da inauguração da torre Eiffel é imperdível!!! A descrição dos momentos difíceis, vividos por um punhado de soldados portugueses nas trincheiras da Flandres, é fascinante, pelo pormenor, pela realidade que, através das suas palavras, conseguimos ver e sentir.
“O Codex 632” – A personagem principal é Tomás de Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em criptanálise e línguas antigas. Este livro desvenda-nos o segredo mais bem guardado dos Descobrimentos: a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo.No entanto, não quero deixar de salientar que o fio condutor, a vida de Tomás, conduz-nos a uma série de emoções, sentidas pelos pais de uma criança que sofre do Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) . A criança, filha de Tomás, sábia e encantadora, dá-nos grandes lições e enternece-nos ao longo de toda a história.
“A Fórmula de Deus” – Tomás de Noronha, separado da mulher, vive outra história de amor. Há também mistério, intriga, traição, e há, sobretudo, uma busca espiritual que nos dá a conhecer a mais espantosa revelação de todos os tempos - a prova científica da existência de Deus. Neste livro, J.R. dos Santos apresenta-nos os pais de Tomás. O pai está doente e nós vamos acompanhá-lo nos seus últimos momentos. O sofrimento do pai, o sofrimento da família, a dor do inevitável.Este livro é baseado nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, pelo que nos transporta às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida.
“O Sétimo Selo” – Tomás de Noronha está, de novo, metido em apuros. Desta vez vai longe, de Portugal à Sibéria, da Antárctida à Austrália. Neste romance, somos alertados para as maiores ameaças à nossa sobrevivência, nomeadamente as alterações climatéricas. Baseado em informação científica, o autor provoca uma reflexão sobre o futuro da humanidade e do nosso planeta. Também neste livro, José Rodrigues dos Santos traz-nos situações comuns a tantas famílias. A doença de Alzheimer e, ainda, a difícil necessidade que tantos filhos têm de “colocarem” os seus pais num Lar.
Os três últimos livros, para além dos temas de fundo, conseguem comover-nos através das situações familiares que a personagem vive, levando-nos a pensar no passado, no presente e também no futuro. Este escritor é FASCINANTE!!!
Este autor, perante os sérios problemas de um mundo em constantes convulsões, não perde o sentido de humor, sendo-lhe atribuída a frase irónica: "Ainda não percebo porque é que o meu boneco do Contra Informação tem as orelhas tão grandes..."
Solange

Sem comentários: