Páginas

quinta-feira, abril 24, 2008

A leitura cativa as crianças


Ontem foi o Dia Mundial do Livro e gostaria de ter deixado uns comentários para celebrar a data, mas não foi possível, porque os dias são feitos de leituras, escritas e muitas outras coisas que nos absorvem.

...Como todos os dias são bons para ler, aqui fica a minha homenagem aos pequenos e grandes leitores! E os meus parabéns à Eduarda e Solange por partilharem connosco as suas leituras e também as suas criações.

A leitura estimula-se, incentiva-se e faz crescer nos mais pequeninos o gosto pelos livros, pelas histórias, abrindo-lhes portas à sua imaginação e criatividade.

A minha filha mais velha anda agora no 3º ano do primeiro ciclo e adora ler! Também escreve bem, com criatividade e muita maturidade para os seus poucos anitos e sem dúvida que as leituras têm contribuído muito para estimular essa sua capacidade. Começou com os livros para bebés, de diferentes materiais, formas, cores, com sons ou cheiros.... Livros que estimulam os sentidos. Íamos à biblioteca, ou melhor, à bebéteca, e esse hábito contribuiu para que os livros fizessem parte do seu dia a dia! Penso que no mundo acelerado, materialista e consumista em que nos inserimos, é importante dar aos nossos filhos presentes que os façam viajar, sonhar, conhecer um mundo imenso que povoa as histórias e os seus espíritos! Já há bonecas que andam, falam, comem e tudo o que se possa imaginar. Há computadores, jogos, internet, muito "fast food" televisivo!... Por isso mesmo, os livros continuam a ser um presente que aconselho, porque ainda permite aos mais pequeninos imaginar sem que esteja tudo pronto. Há livros para todas as idades e gostos. Com imagens, só com letras, histórias reais ou surreais... vão à bibliotecas, às livrarias, às feiras dos livros... folheiem, escolham e divirtam-se.

Livros que têm passado mais recentemente pela sua mesa de cabeceira:

"Lídia e a Planta Misteriosa" e outros da colecção Disney Fadas da Verbo;
"O rapaz e o robôt" de Luísa Ducla Soares (e outros da autora);
"Uma Aventura no Carnaval" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e outros da mesma colecção;
"História do Tempo Vai, Tempo Vem" de Maria Alberta Menéres (entre outros da mesma autora);
"O Principezinho" de Saint-Exupéry.

Também livros da nossa autora Alice Vieira continuam a aguçar a curiosidade dos mais pequenos.

Leiam e ajudem os vossos filhos, netos, sobrinhos a ganhar o hábito da leitura.... Com histórias antes de ir dormir, com idas semanais à biblioteca, que não custa dinheiro.
Dinamene

1 comentário:

didium disse...

Bem-vinda ao mundo da blogosfera. Participa sempre.
Beijinhos