Páginas

sexta-feira, outubro 17, 2008

Parquímetros ou mealheiros?!…









No local onde vivo há parquímetros ao virar de cada esquina… Não interessa qual é a cidadezinha, pois suponho que tal se verifica em muitos cantos e recantos deste pequeno País.
Quem está desempregado e vai ao IEFP, paga para estacionar!
Quem tem consulta no Centro de Saúde, paga para estacionar!
Quem precisa de passar uma tarde ou manhã, porque menos tempo nunca é, na Segurança Social, paga para estacionar!
Quem vai às Finanças, ao Tribunal, paga para estacionar…
E o mesmo se verifica para ir a outras repartições públicas, enfim…
Moeda no parquímetro é obrigatório! E, uma sorte, se não tivermos de dar também uma ao "arrumador de serviço"!
Quem não paga parquímetro não se livra mesmo de ver as rodas do carro bloqueadas, quando este não é rebocado, e de pagar uma multa jeitosa!
Já me aconteceu ter de pagar multa por ter o carro mais tempo estacionado do que aquele que a moedinha permitia… E se passei uma manhã inteira à espera da consulta para o bebé, os fiscais não se importaram mesmo nada!
Até já pensei se o tempo que demoramos nas repartições públicas não serão uma estratégia dos que "amealham" para fazerem mais uns trocos… Já que, de hora a hora, lá vamos nós colocar mais uma moeda no seu mealheiro!
Sim, poderíamos tentar ir de autocarro… Mas , além de a frequência não ser a desejada, não têm rampas para carrinhos de bebé, além de muitas das paragens estarem longe dos locais onde precisamos de ir! Ainda não serão a solução…

Isto tudo para vos contar um episódio "feliz"!
Um dia destes, ia eu apressada a uma consulta de rastreio dentário - gratuita - para uma das minhas crianças, mesmo em cima da hora, e tal não foi o meu espanto quando verifico que nem uma moedinha na carteira! Só uma nota de 5€ e o parquímetro ali, a olhar para mim, quase que a dizer "ou pagas, ou levas multa"… Olho à volta, nem um café para trocar a nota, nem uma loja, nada…
Entretanto, passa um senhor a quem pergunto se não há estacionamentos sem parquímetros por perto!?
E o senhor, gentilmente, tirou uma senha para "uma hora de estacionamento", paga com dinheiro do seu porta-moedas!...
Agradeci-lhe emocionada e lá fui a correr para o rastreio…
Fiquei comovida com a solidariedade do homem e, apesar de detestar parquímetros -mealheiros , nesse dia, ajudaram-me a ver que, às vezes , os desconhecidos são nossos amigos… e até ajudam a reforçar o "cofre do estado" por nós!
Aqui ficam os meus melhores cumprimentos ao senhor e a todos os que, como ele, são capazes de olhar para os outros quando passam e esticar a mão, se necessário...
Dinamene

Sem comentários: